No ultimo post do Mecshow Brasil demos inicio a uma serie de artigos sobre os sistemas de injeção eletrônica que foram desenvolvidos pela Bosch. Neste capitula vamos falar sobre mais três sistemas Bosch.




central motronic

Sistema Motronic
O sistema de injeção Motronic é um sistema que trabalha com uma válvula injetora para cada cilindro, ou seja, é um sistema multiponto. Diferentemente do LE-Jetronic que comanda somente a parte de injeção de combustível, a Monotronic tem incorporada a sua unidade de comando o controle do sistema de ignição e utiliza de sonda lambda para efetuar a regulagem da relação Ar/Combustível.
O sistema Monotronic é 100 % digital e vem com com a lâmpada indicadora de avarias e uma memoria de adaptabilidade, os carros com este modelo de U.C.E. que não vem com distribuidor  tem seu centelhamento comandado pela central que calcula o memento certo de liberar a centelha com base nos parâmetros do sensor de rotação. O Motronic também vem com o comando da válvula de  canister, que faz o reaproveitamento dos gases provenientes do tanque de combustível, fazendo com que o nível de poluição diminua.
Sistema Mono Motronic
No sistema Mono Motronic a existe somente um bico injetor para todos os cilindros, e o combustível e injetado no coletor de admissão.
O corpo de borboleta é uma das partes mais fundamentais quando o sistema utilizado é o Mono Motronic, pois é nela que vai o bico injetor, atuador de marcha lenta, sensor da borboleta, sensor de temperatura do ar, componentes estes que são importantíssimos para o bom funcionamento do motor. Esta central também e responsável pelo sistema de ignição sendo que o que difere o Motronic do Mono Motronic é a quantidade de bicos injetores.
Sistema Motronic ME7
No sistema Motronic ME7 o que chama mais atenção é o fato da aceleração ser efetuada através de uma borboleta de comando eletrônico, o famoso acelerador Eletrônico (Driver By Wire), e a “regulagem” do funcionamento do motor ser feita baseada no torque, ajustando assim os parâmetros de todo o sistema de injeção e ignição.
Ao pisar no pedal do acelerador e com informações adicionais de outros sistemas do carro como: ar-condicionado, ABS, eletroventilador do radiador e outros, a central ME7 interpreta a intensão do motorista e determinada o torque necessário para satisfazer a necessidade do mesmo, definindo assim a estratégia a ser usada pelo o sistema de ignição e injeção, para que o motor tenha o desempenho esperado.
Por fazer uso de uma estrutura modular de software e hardware o ME7 pode ser configurado de acordo com a necessidade de cada carro. O uso do sistema de acelerador eletrônico reduz o consumo de combustível do motor além de melhorar e muito a dirigibilidade do veiculo.
No próximo e ultimo capitulo desta serie vamos saber um pouco mais sobre os sistemas mais modernos lançados pela Bosch.
Fonte: Bosch
 
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