Agora daremos sequência a nossa serie de artigos sobre os Sistemas de Injeção Eletrônica desenvolvidos pela Bosch, que é uma das pioneiras no seguimento de sistemas eletrônicos para gerenciamento de motor automotivo. Este é o ultimo post da serie de três capítulos.
Bosch

Sistema Motronic MED

A principal característica dos sistemas Motronic MED é a injeção de combustível direta. Antes do MED ser lançado pela Bosch o combustível era injetado no tubo de aspiração o que ocasionava uma perda de aproveitamento do mesmo, com a tecnologia do sistema de injeção direta, regulada eletronicamente, a Bosch consegui uma redução significativa de até 15% no consumo.
O motor gerenciado pelo sistema Motronic MED consegue trabalhar com uma mistura muito pobre no regime de marcha lenta e em perímetros urbanos, o que faz com que o consumo seja bem reduzido. Já em casos em que se necessita de uma alta potencia no motor, o MED responde injetando uma quantidade de combustível de forma que a mistura nunca deixe de ser Homogênea. Desta forma mesmo em momentos de alta carga no motor o MED não deixa de ser mais econômico que os sistemas convencionais.

Sistema Flex Fuel Bosch

Com o Flex Fuel o motorista não precisa de se preocupar com a proporção de álcool e gasolina que vai usar, pois este tipo de gerenciamento de motor reconhece e adapta com qualquer proporção dos dois combustível que houver no tanque.
A identificação da mistura dos combustíveis é feita pela sonda lambda (sensor de oxigênio), que envia um sinal para unidade de comando, para que a mesma inicie o processo de reconhecimento da mistura. Após a confirmação do combustível o Flex Fuel identifica qual é o ponto de mapeamento que mais se adequa a aceleração imprimida pelo motorista, ajustando assim os componentes do sistema de injeção eletrônica para o melhor funcionamento do motor sem consumo excessivo e perda de potencia.

Sistema Trifuel Bosch

Com o sistema Trifuel o motor pode ser abastecido com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis e ainda pode ser utilizado o gás natural veicular (GNV).
O sistema Trifuel que é multiponto gerencia não só a injeção de combustível, mas também  o sistema de ignição, detonação, entrada de ar  e vários outros, sempre se baseando nos vários sensores espalhados pelo motor. Fazendo assim o melhor ajuste da mistura Ar/Combustível.
O sistema Trifuel vem dotado de um turbo compressor, que auxilia na eliminação da perda de potencia que os carros convertidos tem.
Este foi apenas uma breve descrição destes sistemas maravilhosos fabricado pela Bosch, em breve falaremos com maior riqueza de detalhes de cada um deles.
 
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