A etapa final do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck começou com uma condição de pista que os pilotos não haviam experimentado na programação de treinos de GP Crystal: asfalto úmido, em um estágio intermediário de aderência em relação ao seco e ao molhado. A direção de prova determinou que todos os caminhões fossem equipados com os pneus de banda intacta, com sulcos intactos. A largada foi dada com o Pace Truck na pista.

A disputa por posições foi autorizada depois de uma volta sob bandeira amarela. Com os pilotos formando fila indiana única, como reza o procedimento de relargada, houve poucas mudanças de posição. O maior desafio dos pilotos era a adaptação à condição de aderência. No complemento da segunda volta, Roberval Andrade ultrapassou Djalma Fogaça e assumiu o sexto lugar. José Maria Reis, piloto goiano, fez uma rápida parada nos boxes.

Uma volta depois, no complemento da terceira, André Marques assumiu o sétimo lugar ultrapassando Fogaça, enquanto Valmir Benavides e Marcello Cesquim paravam nos boxes. Danilo Dirani, ao mesmo tempo, parava à beira da pista com problemas no motor. Companheiro de equipe de Dirani, Andrade chegou a ultrapassar Paulo Salustiano e assumir o quinto lugar. Na sequência da manobra, acabou ultrapassado por Salustiano e Fogaça.
A abertura da quarta volta marcou o estouro do pneu traseiro esquerdo externo do caminhão de Salustiano em plena reta dos boxes – o piloto teve de completar a volta inteira em ritmo lento até parar nos boxes. No mesmo ponto onde Andrade havia ultrapassado Salustiano e perdido posições, foi Wellington Cirino quem acabou saindo da pista, perdendo o segundo lugar para Leandro Totti. Fogaça, com problemas mecânicos, abandonou à beira da pista.

A direção de prova anunciou um drive-thru como punição a Andrade, por um toque no caminhão de Salustiano, que provocou o estouro do pneu. Totti, que completou a quarta volta quatro segundos atrás de Giaffone, conseguiu a liderança na abertura da quinta volta, aproveitando a queda momentânea de rendimento do caminhão do paulista, que liderava desde a largada. Ainda na quinta volta, foi a fez de Diogo Pachenki parar nos boxes com problemas.

Totti completou a sexta volta mais de três segundos e meio à frente de Giaffone, que enfrentava problemas com o câmbio e acompanhava a rápida aproximação de Cirino, Marques, Andrade e Adalberto Jardim. Na oitava volta, os quatro ultrapassaram o caminhão MAN do tricampeão. Andrade, antes de cumprir sua punição, superou Jardim e Marques para ocupar o terceiro lugar – depois de cumprir o drive-thru, voltou à pista em nono lugar.

A intervenção programada do Pace Truck a um terço de prova mostrava Totti, Cirino, Marques, Jardim e Giaffone ocupando as cinco primeiras posições – que valem pontos de bonificação. Ao marcar um ponto como quinto colocado, Giaffone, que já tinha os pontos de bonificação da pole position e da volta mais rápida da corrida, manteve a última chance matemática que tinha de superar o companheiro de equipe para conquistar o título.

O problema de Giaffone, contudo, levou a RM Competições a assumir uma missão atípica: a troca do câmbio com a corrida em andamento. A disputa pela liderança foi reiniciada com a chuva em uma intensidade um pouco maior que no instante do início do GP Crystal. Cirino conseguiu uma retomada de velocidade mais eficiente e ultrapassou Totti, que, na tentativa do revide, saiu da pista ao fim da reta dos boxes e caiu para o sexto lugar.

Um toque entre Andrade e Gustavo Magnabosco deixou o caminhão do paranaense atravessado na pista. Vários pilotos desviaram do incidente pela área de escape. Geraldo Piquet, que fazia corrida de recuperação depois de largar dos boxes, atingiu a traseira do caminhão de Magnabosco e abandonou. Na volta seguinte, Salustiano e Luiz Lopes, no pelotão intermediário, rodavam na pista e caíam para o fim do pelotão.

A posição de risco do caminhão de Piquet na área de escape provocou uma nova neutralização da corrida, com a entrada do Pace Truck na pista. As voltas percorridas sob bandeira amarela na F-Truck não são computadas pela cronometragem, conforme prevê o regulamento. A essa altura, Giaffone tinha duas voltas de desvantagem em relação ao líder Cirino, na 19ª posição. Depois de uma volta, uma nova relargada foi autorizada.

Andrade ultrapassou David Muffato logo após a relargada e assumiu a quarta posição na corrida. Na mesma volta, tomou o terceiro lugar de Marques e superou Jardim para ser segundo colocado. O início de sua perseguição ao líder Cirino coincidiu com a intensificação da chuva em Goiânia. A tentativa de ultrapassagem foi marcada por um toque entre os dois, que seguiram na pista. Andrade assumiu a liderança, mas recebeu outro drive-thru.

A punição pelo toque com Cirino foi cumprida por Andrade na 15ª volta. Ele retornou à pista em oitavo, enquanto Totti ultrapassava Marques para ser o segundo colocado, mais de cinco segundos atrás do líder. Andrade, na volta número 18 ele ganhou as posições de Pedro Muffato, Beto Monteiro e Jardim, voltando ao grupo dos cinco primeiros, que integram o pódio de cada etapa. O quarto lugar veio na volta 19, superando David Muffato.

O ritmo forte que Andrade imprimiu no asfalto encharcado permitiu-lhe voltar a ser terceiro colocado ainda na 20ª volta, quando ultrapassou Marques. A corrida estava a seis minutos do fim e Totti, o segundo, estava pouco mais de dois segundos e meio à sua frente. O líder Cirino administrava a vantagem de mais de 10 segundos. Com a aderência bastante comprometida, tanto Totti quanto Andrade saíram da pista no mesmo ponto na 21ª volta.
Monteiro superou Muffato também na 21ª volta, tirando o paranaense da posição que lhe valeria a conquista do primeiro pódio na Fórmula Truck. Jardim e Magnabosco também ultrapassaram Muffato. Na abertura da penúltima volta, enquanto vários pilotos rodavam por conta da pista encharcada, Magnabosco – também em busca do primeiro pódio – iniciou a pressão sobre Monteiro. Cirino abriu a volta final quatro segundos e seis décimos à frente de Totti.

A condição da pista era tão crítica que Totti aniquilou essa diferença na volta final. Chegou a tentar a ultrapassagem na última curva do GP Crystal e, tendo de controlar o caminhão que atravessava na área de escape, festejou o título com o segundo lugar. Marques perdeu posições na volta final e o pódio acolheu, também, Andrade, Monteiro e Magnabosco, que recebeu seu primeiro troféu ao lado de quatro pilotos campeões da Fórmula Truck
Classificação Geral Pilotos e Marcas
  • Leandro Totti
    228 pontos
  • Felipe Giaffone
    184 pontos
  • Wellington Cirino
    171 pontos
  • Roberval Andrade
    125 pontos
  • André Marques
    95 pontos
  • Geraldo Piquet
    95 pontos

  • Marcas
  • Man Latin America
    456 pontos
  • Mercedes-Benz
    335 pontos
  • Scania
    207 pontos
  • Iveco
    112 pontos
  • Volvo
    104 pontos
  • Ford
    62 pontos
Fonte: Band
 
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