Aquele pit stop no posto serve para muitas coisas, mas uma coisa imprescindível geralmente é esquecida por frentistas e motoristas: a calibragem dos pneus.
Pesquisas comprovam que no Brasil de 2.983 carros cerca de 45% deles circulavam com pressões abaixo do recomendado, diminuindo a segurança, a economia e a dirigibilidade do veículo.

Calibram errado dos pneus gasta mais combustível

Não é só o pneu que tem sua vida útil encurtada com uma calibragem inadequada. Se o carro rodar com 14,5 libras a menos do que deveria a uma velocidade de 130 km/h, por exemplo, o gasto de combustível chega a ser 7% maior. O veículo se torna mais pesado e quando está mal calibrado, a dificuldade para rodar faz com que o carro exija mais força do motor.

Problemas na estrutura do carro

E as conseqüências não param por aí. Quando calibrado de menos, o pneu termina desgastado nas bordas e inteiriço no centro. Se inflado além da conta, ocorre o contrário: fica careca no meio e bom nas laterais. Resumindo: esse desgaste irregular faz com que ele dure bem menos do que os cinco anos garantidos pelos fabricantes.
Além disso, o risco de perda de controle, derrapagens e de colisões torna-se maior a medida em que a aderência ao solo diminui.

Calibragem certa para os pneus do carro

as pressões de ar devem ser verificadas semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias para não comprometer a performance dos pneus. O procedimento deve ser feito antes e depois de viagens. O ideal é que os pneus estejam frios, ou seja, com menos de três quilômetros rodados. Se não estiverem, cada um deve receber quatro libras a mais, já que dependendo do percurso percorrido, podem levar de uma a duas horas para esfriar.
Para sabermos a pressão utilizada para inflar os pneus, os valores variam de acordo com a marca e o modelo do veículo e podem ser encontrados no manual do proprietário, na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível. É lá também que está estipulada a pressão das rodas traseiras quando o veículo transporta cargas, passageiros ou bagagens no porta-malas.
Após fazer a calibragem, deve-se atarraxar bem a tampa de válvula. Agora, os pneus estão cheios de fôlego para rodar com mais segurança, conforto e economia.
Fonte: globo.com

 
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