Uma das maneiras mais eficazes do mecânico ajudar os clientes a não ficarem parados no trânsito com os carros quebrados é orientando quanto à manutenção preventiva.  Além de dar mais segurança aos motoristas, segundo a Nakata, a preventiva custa em média 30% a menos que a manutenção corretiva.

Um dos sistemas que devem ser verificados ao efetuar a manutenção preventiva é o de suspensão, importante por ser responsável pela estabilidade e conforto do automóvel. A recomendação da fabricante, a partir dos 40 mil quilômetros rodados, é revisar o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros ou a qualquer mudança de comportamento do veículo.


“O sistema de suspensão, composto por amortecedores, molas, braços, pivôs, barra estabilizadora, entre outros componentes, interfere na dirigibilidade e conforto do veículo, envolvendo diretamente a segurança dos ocupantes”, adverte Jair Silva, gerente de Qualidade e Serviços da Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição.





Segundo Jair, o mecânico deve orientar seu cliente a ficar atento a alguns indícios de desgaste de amortecedores, entre eles a perda de estabilidade em curvas, vazamento de óleo no amortecedor, balanço excessivo após freadas e arrancadas, ruídos na suspensão, pular excessivo das rodas, redução do contato entre pneu e solo e desgaste irregular de pneus.
É possível evitar o desgaste prematuro dos amortecedores com alguns cuidados básicos, entre eles, não exceder a carga máxima permitida, fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não realizar alterações das características originais e utilizar peças de qualidade. 

Fonte: O Mecânico
 
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